Um dos fatores que um profissional deve se preocupar é a escrita. Desde os primórdios da humanidade a escrita reflete ideias e opiniões. Com a tecnologia muitos profissionais tem negligenciado sua comunicação escrita.
É por meio da escrita que as informações são processadas dentro das organizações, e servem de base para a tomada de decisões. Portanto a redação profissional cumpre um papel importantíssimo principalmente no quesito da expansão dos negócios, imagem do próprio profissional e imagem da empresa perante o mercado.
Para uma boa escrita, além dos conhecimentos gramaticais devemos ter leituras de diversos assuntos e diferentes veículos tais como: livros, revistas, blogs de colunistas, jornais, entre outros. Receber várias opiniões e diferentes discursos garantem um bom vocabulário e amplitude na escrita.
Com a tecnologia muitas pessoas tem digitado mais e diminuindo assim sua escrita à mão. Mas isto não justifica uma redação pobre e cheia de erros gramaticais.
Cada público tem seu tipo de comunicação, ao escrevermos para um amigo o discurso fica informal. Se escrevermos para um fornecedor ou colega de trabalho o discurso fica formal. Evite abreviações como tb, vc, VDC para o público formal.
Leia sempre, estude mais…
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